Raid
O QUE É RAID? 3
HISTÓRIA 3
TIPOS DE RAID
Hardware RAID 4
Software RAID 4
Comparação 5
NÍVEIS DE RAID 6
RAID 0 6
RAID 1 7
RAID 2 8
RAID 3 8
RAID 4 9
RAID 5 9
RAID 6 10
RAID 7 10
RAID 10 10
RAID 50 11
RAID 100 11
CONFIGURAÇÃO
Windows 11
Linux 12
C0NCLUSÃO 14
REFERÊNCIA 15
O QUE É RAID?
RAID (Redundant Array of Independent Disks, em português “Matriz Redundante de Discos Independentes”). É uma tecnologia que combina vários discos rígidos, unificando os discos para que funcione como apenas um. Essa tecnologia permite se proteger contra possíveis falhas, pois se houver um problema em uns dos discos, os outros continuam funcionando, sem parar a máquina ou perder informações.
Para que seja formado um RAID são necessário pelo menos dois discos. O Sistema Operacional irá reconhecer como apenas uma unidade lógica e os arquivos copiados são divididos entre os dois discos (dependendo do nível), isso além de garantir o acesso aos dados e em caso de problemas em algum dos discos, pode-se equilibrar o acesso para que não haja gargalos.
Pode-se utilizar o RAID em HD’s IDE/ ATA, SATA, SCSI, SSA, FIBRE CHANNEL.
HISTÓRIA
A primeira idéia de RAID foi desenvolvida pela IBM em 1978, para melhorar a confiabilidade e segurança de sistemas através de redundância. Em 1988 ele foi proposto por David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy H. Katz na publicação "Um Caso para Conjuntos de Discos Redundantes Econômicos”. Há algum tempo atrás o RAID só estava disponível para discos rígidos SCSI, que possui custos muito elevados. Nos últimos anos, empresas como HighPoint, Promise , SiliconImage e ITE lançaram uma série de chips RAID IDE permitindo que discos rígidos IDE pudessem ser utilizados em sistemas RAID.
Os discos rígidos IDE são mais