Raid
Sobre
RAID
Cursando: Redes de computadores.
Tipos de RAID
RAID 0 Neste tipo de RAID a capacidade dos discos são somadas,os dados são divididos em pequenos segmentos e distribuídos entre os discos,a um ganho no desempenho na gravação dos dados, mas se um disco falhar haverá perda de informações para o sistema todo.
RAID 1 Este tipo de RAID funciona em pares de discos, que serão espelhados de forma que uma unidade terá sempre um clone, assim se um disco falhar os dados no outro disco permitem a continuidade da operação do sistema, esse tipo de RAID e mais adequado para proteger o sistema de falhas físicas.
RAID 2 Ele armazena informação de controle de erros ECC (error correcting code), no lugar da paridade, o RAID 2 origina uma maior consistência dos dados se houver queda de energia durante a escrita, esse tipo de RAID ficou obsoleto pelas novas tecnologias de disco que já possuem este tipo de correção interna.
RAID 3 Neste tipo de RAID é utilizado três ou mais discos, um único bit de paridade é computado para cada palavra de dados e escrito em um drive de paridade, razão pela qual são necessários pelo menos três discos para montar o sistema. Este nível também pode apresentar maior complexidade de implementação pelo fato de as operações de escrita e leitura de dados considerarem todos os discos em vez de tratá-los individualmente.
O RAID 3 exige que todos os eixos das unidades de disco estejam sincronizados.
RAID 4 O RAID 4 funciona com três ou mais discos iguais. Um dos discos guarda a paridade (uma forma de soma de segurança) da informação contida nos discos. Se algum dos discos avariarem, a paridade pode ser imediatamente utilizada para reconstituir o seu conteúdo. Os discos restantes, usados para armazenar dados, são configurados para usarem segmentos suficientemente grandes (tamanho medido em blocos) para acomodar um registro inteiro. Isto permite leituras independentes da informação armazenada, Este nível também é