Finep
A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que promove o desenvolvimento econômico e social por meio do fomento público à inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas do País.
Criada em 1967, a entidade já financiou milhares de iniciativas de sucesso, entre elas o desenvolvimento da Embrapa e do agronegócio brasileiro, projetos para exploração de petróleo e o desenvolvimento do avião Tucano da Embraer.
Por meio de seus programas e chamadas públicas, a FINEP concede financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições públicas e privadas. Esses últimos são feitos com recursos do FNDCT, atualmente formado pelos Fundos Setoriais. Os financiamentos reembolsáveis são realizados com recursos próprios ou provenientes de repasses de outras fontes.
O apoio da FINEP abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, melhoria e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A FINEP apóia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa e o desenvolvimento de mercados.
2 Objetivo
Criada com o objetivo de ampliar a capacidade de geração do conhecimento e estimular sua aplicação na produção de bens e serviços, a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) atua no fomento aos projetos de pesquisa voltados à inovação tecnológica. Órgão oficial do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), a entidade atende às necessidades de institutos de pesquisa, empresas privadas e públicas, agências internacionais, investidores e organizações de Terceiro Setor.
3 Como obter financiamento
A FINEP concede financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis. O apoio da FINEP abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e