Finep
O grupo também mostrou que a empresa apresenta uma estrutura básica dividida em Conselho de Administração; Conselho Consultivo; Diretoria Executiva e Conselho Fiscal que apresentam funções que vão desde a orientação geral da ação e das atividades da FINEP, elaborar estudos sobre perspectivas no cenário técnico internacional e nacional nas áreas de interesse da FINEP até sugerir formas e fontes de captação de recursos destinados à concretização dos objetivos da instituição.
Foi exposto também que a FINEP opera seus programas por meio de apoio financeiro reembolsável, não reembolsável e de investimento, onde seus programas abrangem três linhas de ação: Apoio à inovação em empresas; apoio às Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) e apoio à Cooperação Empresas e ICTs.
Além disso, existem também os Fundos Setoriais (16 fundos,com um comitê para cada fundo),que foram criados a partir de 1999 e são instrumentos de financiamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no País. Os Fundos Setoriais foram criados com o intuito de serem fontes auxiliares de recursos para financiar o desenvolvimento de setores estratégicos para o País.
Um dos principais objetivos dos Fundos é garantir a fixação de recursos para a área e criar um atual modelo de gestão, com a colaboração de vários segmentos sociais, além disso promover maior interação entre as universidades e centros de pesquisa .
Os recursos dos Fundos Setoriais, geralmente são aplicados em projetos escolhidos por meio de chamadas públicas, cujos editais são publicados nos portais da FINEP e do