Fichamento a linguagem literária
A linguagem literária
Enquanto que um texto literário vai muito além da comunicação de uma ideia. Ele pode ser original e não ter intenção nenhuma, preocupa-se com a forma do texto e não apenas com o conteúdo.
“O texto da literatura é um objeto de linguagem ao qual se associa uma representação de realidades físicas, sociais e emocionais mediatizadas pelas palavras da língua na configuração de um objeto estético.” (pp.07)
“O discurso literário traz, em certa medida, a marca da opacidade: abre-se a um tipo específico de descodificação ligado à capacidade e ao universo cultural do receptor” (pp.08)
Ou seja,assim como qualquer obra de arte,o texto literário só pode ser descodificado a partir do contexto cultural de quem o interpreta. Só é possível o entendimento completo do objeto se há um entendimento prévio de onde se insere esse contexto.
Literatura: conceitos
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, a literatura é a arte de compor obras em que a linguagem é usada esteticamente e em que é usada uma língua como meio de expressão. No texto usado como base para este fichamento é colocado que, embora a literatura possa ser entendida como uma arte verbal, esse conceito limita a vasta significação da literatura. O que causa um grande debate entre os estudiosos que a ela se dedicam.
“Há os que entendem que a obra literária envolve uma representação e uma visão do mundo, além de uma tomada de posição diante dele. Tal posicionamento centraliza, assim, suas atenções no criador de literatura e na imitação da natureza, compreendida como cópia ou reprodução. A linguagem é vista como mero veículo de comunicação, e, como assinala Maurice-Jean Lefebve,a beleza da obra resulta,então,de um lado, da originalidade da visão, e, de outro, da adequação de sua linguagem às coisas expressas.” (pp.09)
A literatura, assim como a arte em qualquer forma de expressão, retrata a época em que vive o artista.