resenha do Artigo "A Literariedade", de Jakobson
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
Fichamento do Texto
A Literariedade
Lucas Emanoel Soares Meira
8023723
Março 2012
1. Introdução:
O presente trabalho tem por objetivo fichar a leitura do texto A Literariedade de Jonathan Culler, que é parte integrante do livro Teoria Literária: problemas e perspectivas.
O método utilizado para tanto foi a topicalização das ideias chaves do texto.
2. Fichamento:
a. O objetivo dos estudos literários é descobrir o que na natureza da literatura a torna singular, qual a sua utilidade e qual localização ela tem entre as atividades humanas.
b. Para tanto, deve-se buscar o que a distingue dos outros tipos de discurso e representações, lançando mão para evidenciar essa distinção deve-se definir o quais atributos tornam um texto literário e outro não. A esse conjunto de qualidades se dá o nome de Literariedade.
c. A busca se mostra muito trabalhosa e produz resultados incompletos, devido a grande quantidade de obras literárias, as diversas categorias e singularidades que as diferenciam e a dificuldade em precisar os seus pontos em comuns e desacordes dos textos de outra natureza. Ou o Nouveau Roman, que no Século XIX jamais seria considerado um movimento literário. Dessa forma a literatura é o que uma sociedade num determinado momento da historia considera como literatura, através da ótica dos estudiosos que se dedicam a essa análise. Sob essa perspectiva quem define a Literariedade é um grupo restrito de membros da sociedade. Sabemos que essa ideia é irreal. A literatura é semelhante a erva daninha, que é qualquer planta (sem especificação de forma ou essência) que uma dada sociedade, num dado espaço e tempo, define como prejudicial. Assim sendo a Literariedade varia dependendo da época e lugar em que a obra e o analista estão inseridos.
d. Assim sendo o instrumental teórico de definição da Literariedade não deve ser somente entendido como identificador, mas