COTIDIANO E INVENÇÃO EM MICHEL DE CERTEAU
MESTRADO (MINTER) EM EDUCAÇÃO
COTIDIANO E INVENÇÃO EM MICHEL DE CERTEAU
Claudio Valerio de Paula Brotto1
Resumo: Este texto sintetiza o pensamento de Miguel de Certeau2 a partir da leitura principal de Fabio Botelho Josgrilberg3 relacionando os estudos realizados na disciplina de Questões Atuais da Educação ministrada pelo prof. Dr. Carlos Eduardo Ferraço4 como requisito parcial para nota no Curso de Mestrado Interinsticional UFES/IFES. A partir do texto principal analisado e a correlação com outros textos durante as aulas, buscar-se-á fazer uma interseção entre o cotidiano, a inovação e as relações que se dão no contexto do Ifes: campus de Alegre, Colatina e Vitória.
Palavras-chave: Cotidiano, Inovação, Ifes e Relações.
O memorável é o que ser sonhado de algum lugar.
CERTEAU
Certeau, umolharbiográfico
Pensador francês. Nasceu em maio de 1925, em Chambérry, morreu aos 61 anos de idade em Paris, formado em Filosofia, Letras Clássicas, História e Teologia. Tornou-se padre e permaneceu jesuíta até o fim de sua vida. Pesquisador da história dos textos místicos da Renascença à Idade Clássica. Demonstrava interessa por Antropologia, Lingüística e Psicanálise. Trabalhou em universidades na França e nos EUA. Uma característica marcante de Certeau segundo Josgrilberg (2005), “[...] disponibilidade para ouvir o outro, estar aberto à surpresa de uma presença que se manifesta, ainda que escape às articulações possíveis da memória adquirida”. Giard (1994, p.18), enfatiza sua sensibilidade para a estética e sua capacidade de se maravilhar.
Segundo Silva (2009), para tentar demonstrar quem foi Michel De Certeau é importante nos apropriar do professor Carlos Eduardo Ferraço, ao citar Giard quando analise os escritos de Certeau sobre os acontecimentos de Maio de 685 na França, e destaca:
Numa série de artigos brilhantes e ainda atuais, [...] apresentou desse tempo de incerteza uma leitura