Estratégia e Tática
CYNTHIA GABRIELA LACHMAN.
APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ESTRATÉGIA E TÁTICA DE CERTEAU: UMA ANÁLISE FÍLMICA SOBRE A PRODUÇÃO BRASILEIRA “O AUTO DA COMPADECIDA”
UNIÃO DA VITÓRIA
2014
INTRODUÇÃO
Ao que tudo indica, para fazer sentido, a pesquisa histórica deve ser do interesse dos sujeitos, ser útil na vida prática, e eis aí, segundo Antoine Prost, uma das “Doze Lições sobre a História”. Tratando-se de estudos históricos, deve-se sempre aliar “teoria” e “prática”. Levando em conta todos os conhecimentos já adquiridos a partir dos viéses da “Teoria da História”, no contexto da presente reflexão, seria então de pouca utilidade apenas definir os três conceitos em questão presentes na obra de Michel de Certeau. Além destas definições, o objetivo deste escrito é também a aplicação de tais conceitos. Isso se dará em três pontos fundamentais: Primeiramente, os três conceitos centrais da obra de Certeau serão conceitualizados, a saber-se “cotidiano”, “tática” e “estratégia”. Em um segundo momento, o filme de produção brasileira denominado “O Auto da Compadecida” será contextualizado. Posteriormente, já em um terceiro momento, o filme sofrerá a aplicação dos três conceitos fundamentais já previamente citados e explicados. Após a conceitualização dos três termos de Certeau, estes serão dissecados, demonstrando assim em que momento eles aparecem no filme, que por ser de produção acontecer de fato. Trata-se, portanto, de fazer valer a máxima da Ciência Histórica, conectando a “teorização prévia” e a “aplicação na vida real”.
1 COTIDIANO, ESTRATÉGIA E TÁTICA: CONCEITUALIZAÇÕES SEGUNDO MICHEL DE CERTEAU Para Certeau, o cotidiano é entendido como aquilo que nos é dado a cada dia, é aquilo que às vezes está impregnado na aparente banalidade, mas que prende o sentido mais íntimo do homem, aparecendo na vida prática, conseguindo tornar a vida