Resumo: Feudalismo
Desde que o antigo Império Romano se dissolveu (séc. V) até o séc. XV, a Europa viveu uma época que os historiadores atuais chamam de Idade Média. A maioria das pessoas viviam no campo e trabalhavam na terra. Os nobres (barões, condes, duques, marqueses etc.) eram donos das grandes extensões de terra chamadas de feudos. Os senhores feudais (esses nobres) viviam nos castelos. O trabalho nos feudos era executado pelos servos, que não eram escravos mas também não eram totalmente livres. Não recebiam salários e eram obrigados a entregar parte do que produziam e a trabalhar para os senhores feudais durante um certo período.
O QUE OCASIONOU A CRISE DO FEUDALISMO?
Com o surgimento da burguesia, nos séculos XI, XII e XIII, o desenvolvimento do rodízio de plantações, do uso da ferradura, de arados melhores, dos moinhos de vento etc. aumentou a produção econômica. Daí, cresceu a população. O comércio tomou impulso e surgiram novas cidades. Nas cidades vivia uma nova classe social, a burguesia. Os burgueses eram banqueiros, comerciantes e donos de manufaturas. Em vez do trabalho gratuito, os servos passaram a pagar em dinheiro ao senhor feudal e, para conseguir dinheiro, vendiam sua produção para os comerciantes. Aos poucos o dinheiro foi se tornando uma riqueza tão importante quanto a terra. A burguesia, então, impulsionou o crescimento do absolutismo e com a criação dos Estados nacionais a autoridade dos reis cresceu muito, consequentemente diminuindo o poder dos senhores feudais e extinguindo o feudalismo.
O QUE FOI O FEUDALISMO?
Desde que o antigo Império Romano se dissolveu (séc. V) até o séc. XV, a Europa viveu uma época que os historiadores atuais chamam de Idade Média. A maioria das pessoas viviam no campo e trabalhavam na terra. Os nobres (barões, condes, duques, marqueses etc.) eram donos das grandes extensões de terra chamadas de feudos. Os senhores feudais (esses nobres) viviam nos castelos. O trabalho nos feudos era executado pelos