Resumo sobre o feudalismo
A aconomia no feudo medieval era uma economia de trocas. Os serviços, ou ofícios, como carpinteiro, pedreiro e tecaläo eram usualmente remunerados com mercadorias visto que a única fonte primária de renda era a produçäo agropecuária em escala de subsistëncia. Metais como ouro e prata serviam como moeda, mas a moeda de fato, cunhada com selo, era muito rara e só atendia a eventos esporádicos.
O clero possuía grande importância no mundo feudal, cumprindo um papel específico em termos de religião, de formação social, moral e ideológica.
Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia.Colocando-se como a única intermediária entre a humanidade e Deus, a Igreja passou a deter o monopólio da salvação. Sua organização hierárquica, no topo da qual estava o papa, era extremamente centralizada e rígida. A serviço de Deus, os