psicopedagogia no contexto escolar
A escola é um local de difusão do conhecimento, é um espaço onde ocorre o desenvolvimento sócio-cognitivo dos indivíduos, tem a função principal de garantir a construção do saber e preparar os indivíduos para os desafios que a sociedade traz.
No entanto, a escola hoje enfrenta muitos desafios, que a impede de realizar sua principal função, diante da ineficiência da escola e dos professores perante os problemas de aprendizagem é cada vez maior (especialmente aos educadores) a busca por uma formação que lhes permita uma compreensão global do sujeito em processo de aprendizagem.
Além da escola, existe outro fator muito importante na aprendizagem que é a instituição familiar, sendo esta, a principal influência que a criança recebe nos primeiros anos de vida. É no ambiente familiar que a criança vai construir suas primeiras experiências, relações sociais, valores entre outros e ao chegar à escola, ela leva consigo todas essas vivências. Tudo influencia na conduta da criança no ambiente escolar.
Nesse sentido, a psicopedagogia é uma área do conhecimento que estuda as questões ligadas à cognição e a afetividade e trabalhar com elas, surgiu da necessidade de uma melhor compreensão do processo da aprendizagem humana, investigando e propondo estratégias em relação às dificuldades de aprendizagem ocorridas no processo de aquisição do conhecimento. A atuação do psicopedagogo tem o caráter preventivo e terapêutico, busca compreender os processos de desenvolvimento e as aprendizagens humanas. Para Bossa (2000), a presença de um psicopedagogo no contexto escolar é essencial, ou seja, ele tem muito que fazer na escola.
No contexto escolar o professor deve procurar ajuda psicopedagógica como forma de identificar, intervir e prevenir os problemas de aprendizagem de modo a entender seu aluno, bem como através do diagnóstico encaminhá-lo se for preciso a outros profissionais além de realizar um trabalho preventivo para que sejam