Atps Quinta 1
- Antecipação do salário mínimo (O governo garantia a antecipação de parte do salário mínimo visando assim estimular o consumo);
- Correção automática do salário para acompanhar a inflação; Efeitos na economia:
Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços. Porém o governo não tomou medidas de mudança de regime de políticas monetária e fiscal, pois não supunha, aquele momento que haveriam pressões de demanda na economia.
Com relação ao congelamento, que por si só já representava uma quebra de contratos, os preços de alguns produtos ficaram defasados em relação a outros. Após alguns meses, com juros baixos, acompanhada de aumentos reais de salários, começou a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos à venda. O resultado foi o desabastecimento no país, o que se tornou um novo problema a ser administrado pelo Governo.
Não houve preocupação com o déficit público. Em vez de tentar diminuir o déficit público, seja por aumento de impostos, seja por corte de despesas, com a proximidade das eleições, o governo voltou a fazer gastos financiados por emissões de moeda para apoiar os candidatos de sua base de apoio parlamentar.
Pontos positivos:
- Criação de uma nova constituição, pronta em 1988, que contribuiu para a redemocratização do país.
- Fim da correção monetária e criação de uma nova moeda, o cruzado.
Pontos negativos:
- Fracasso dos dois Planos Cruzados, não conseguindo combater a inflação.
- Continuação dos