O Estado do Bem-Estar Social
Alunos: Ana Paula Ferreira, Gabriel Valadares, Juliana Mayumi, Murilo Neves e Paloma Mendes
2º Química Sociologia
O Estado do Bem-Estar Social
1. Introdução
Estado de bem-estar social é uma organização política e econômica que faz com que o Estado se torne um agente de promoção, o qual protege e defende o social e organiza a economia. Nisto o Estado é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país em parceria com sindicatos e empresas privada, aonde cabe o Estado dar um padrão de Vida mínima para população, serviços tais que são reconhecidos como direitos sociais.
Este Estado de bem-estar social ele surgiu após algumas crises como a primeira guerra-mundial, mas a principal foi a crise de 1929 que foi a queda da bolsa de valores de Nova York que abalou o mundo inteiro, já que a maioria das pessoas dos outros países investiam nela.
2. Auge do Bem-Estar social
O Estado do Bem-Estar Social surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e foi a Inglaterra que se destacou na construção desse Estado, tanto que esse termo "Estado do Bem-Estar Social" foi difundido pela Grã-Bretanha, através dos meios jornalísticos. E no Brasil, esse modelo foi adotado em 1930. O Estado do Bem-Estar Social surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e foi a Inglaterra que se destacou na construção desse Estado, tanto que esse termo "Estado do Bem-Estar Social" foi difundido pela Grã-Bretanha, através dos meios jornalísticos. E no Brasil, esse modelo foi adotado em 1930.
3. A crise do Estado do Bem-Estar Social
Foram muitas as razões para a crise do Estado do bem-estar social, porém só serão apresentadas as mais aceitas por estudiosos, internas e externas. Uma das causas externas foi o fim do pacto político e econômico dos conservadores (donos de fábricas e meios de produção), como era exigida uma