Relatório do Método de Bradford
LEONÁRIA DE SANTANA OLIVEIRA
RITA DE CÁSSIA PINTO DO NASCIMENTO
RELATÓRIO: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PROTEÍNAS PELO MÉTODO DE BRADFORD
Aracaju – Se
Dezembro 2014
LEONÁRIA DE SANTANA OLIVEIRA
RITA DE CÁSSIA PINTO DO NASCIMENTO
RELATÓRIO: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PROTEÍNAS PELO MÉTODO DE BRADFORD
Aracaju – Se
Dezembro 2014
1 INTRODUÇÃO
1.1 Conceito de proteínas
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes da célula, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celular. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
Pertencem à classe dos peptídeos, pois são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido, através da formação de uma amida.
1.2 Espectofotometria
O termo medida fotométrica foi definido originalmente como o ato de medir a intensidade da luz, independente do comprimento de onda (energia). Neste tipo de medida é utilizada a espectrofotometria que se baseia na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho. O aparelho espectrofotômetro faz passar um feixe de luz monocromática através de uma solução, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa solução. Um prisma contido no aparelho separa a luzem feixes com diferentes comprimentos de onda. Assim é possível passar um feixe de luz monocromática através da amostra. O equipamento permite saber que quantidade de luz é absorvida a