Relatório 1 de Bioquimica
ESPECTRO DO REAGENTE DE BRADFORD
RELATÓRIO
Autores
Turno
1
Grupo
3
Contacto
1.Diana Filipa Gomes
4.
2.Priscila Almeida Soares
5.
3.Sara Bernardo Coelho
Data da aula:
919411522
26
09
2013
I. Introdução teórica e objectivos
A espectrofotometria estuda as interações entre a energia radiante e a matéria, ou seja, permite tirar conclusões sobre a natureza e composição de uma amostra desconhecida, uma vez que todas as substâncias absorvem energia radiante. A espectrofotometria molecular é um dos métodos óticos que se baseia na absorção e transmissão da radiação nos comprimentos de onda da faixa luminosa, faixa esta que corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vão desde o ultravioleta ao infravermelho, no espectro da radiação eletromagnética. Assim, a energia absorvida ou retida por uma substancia é atribuído o nome de absorvância, já a transmitância corresponde a energia que não foi absorvida e portanto é a diferença entre a intensidade da luz incidente e a transmitida.
Um espectrofotómetro é um aparelho que faz incidir um feixe de luz monocromática através de uma amostra, e mede a quantidade de luz que foi absorvida por essa amostra. Usando um prisma ou uma rede de difração o aparelho separa a luz policromática proveniente da fonte em feixes com diferentes comprimentos de onda e assim faz atravessar através da amostra um feixe de luz monocromática (de um único comprimento de onda, ou quase).
O espectrofotómetro permite-nos saber que quantidade de luz é absorvida a cada comprimento de onda. Antes de utilizar um espectrofotómetro é sempre feita uma calibração, que é fundamental para garantir que as medições obtidas no aparelho sejam precisas, sendo que esta calibração pode variar de aparelho para aparelho. A maioria dos fabricantes fornece um guia sobre como calibrar o aparelho. | acsp | bioquímica |
|1|
Contudo, os valores dados pelo espectrofotómetro permite construir um