Relatório 1 - bioquímica
As proteínas são as macromoléculas biológicas mais abundantes. Elas são os instrumentos moleculares por meio dos quais a informação genética é expressa. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave para a estrutura de milhares de proteínas diferentes, são constituídas a partir do mesmo conjunto cúbico de 20 aminoácidos, ligados de maneira covalente em sequências lineares características. Todos os 20 aminoácidos comuns são aminoacidos. Eles possuem um grupo carboxila e um grupo amina ligados ao mesmo átomo de carbono (o carbono ). Eles diferem um dos outros nas suas cadeias laterais ou grupo R, que variam em estrutura, tamanho e carga elétrica e que influenciam a solubilidade dos aminoácidos em água.
OBJETIVOS
O objetivo desta aula foi executar testes para caracterização de aminoácidos a partir de grupos R ou cadeia lateral.
MATERIAL
Pipeta graduada: usada para medir volumes variáveis de liquidos.
Tubo de ensaio
Amostra de Prolina
Amostra de Glicina
Amostra de Tirosina
Amostra de Triptofano
Amostra de Arginina
Amostra de Cisteina
Solução de Ninidrina;
Amostra de reagente Folin
Solução de NaOH A 10%
Amostra de reativo de Erlich
Amostra de ácido nítrico
Solução de - naftol
Amostra de hipocloridrico de sódio
Amostra de chhumbo a 5%
Banho Maria: Este aparelho promove o aquecimento de amostras que não podem ser colocadas diretamente no fogo, sejam elas sólidas ou líquidas, de forma gradual e homogênea.
MÉTODOS
Na reação de Ninidrina, foram marcados 2 tubos de ensaio: A (contendo Prolina) e B (contendo Glicina). Aos mesmos foram adicionados 0,5 de solução de Ninidrina, em seguida ambos foram colocados em banho Maria por 2 min. então foi observado o resultado sendo este positivo para o tubo A e negativo pra o tubo B.
RESULTADO
TSTES
I Ninidrina
II
Folin
III