Relatório do Filme - O Clube dos Poetas Mortos
O CLUBE DOS POETAS MORTOS
Disciplina: Filosofia
Relatório do Filme “O Clube dos Poetas Mortos”
Ficha Técnica
Título Original
"Dead Poets Society"
Ano
1989
Realização
Peter Weir
Actores
Robin Williams – John Keating
Robert Sean Leonard – Neil Perry
Ethan Hawke – Todd Anderson
Josh Charles – Knox Overstreet
Gale Hansen – Charlie Dalton
James Waterston - Gerard J. Pitts
Introdução
Este relatório vem no seguimento do visionamento do filme “O Clube dos Poetas Mortos” que pretende estabelecer relações com a disciplina de Filosofia.
Pretende-se relacionar o conteúdo do filme com a importância da Filosofia, a filosofia como actividade crítica, a sua tomada de posição e análise das nossas crenças. O filme narra as transformações pelas quais passa um grupo de estudantes de Welton, uma escola secundária americana de elite, a partir da chegada de um professor de literatura que não se enquadra no ensino tradicional da instituição.
Resumo do Filme
A história deste filme é passada num colégio tradicional só para homens, onde o tratamento é inflexível e onde são impostas muitas regras. Ao colégio chega um ex- aluno para ser o professor de literatura em que a sua metodologia de ensino é bem diferente das dos outros professores, incentivando os seus alunos a não absorver o conhecimento, mas a procura-lo e questioná-lo.
Os alunos são jovens obedientes aos professores e aos seus pais, que decidem o futuro dos filhos. Mas com a chegada desse novo professor, que ensinava a pensar e a amar, eles começaram a mudar o seu comportamento. O “Carpe Diem” (aproveita o dia) foi uma frase marcante que o professor disse aos alunos com o objectivo de lhes dizer que eles devem pensar por si mesmos e agir de acordo com as suas crenças. Procuraram e encontraram o anuário do professor, Keating, na escola, onde tinha escrito “Clube dos Poetas Mortos”, e ao questionarem-no sobre isso, ele