Relatório seminário 1
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PÓLO REGIONAL DE NOVA FRIBURGO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS I
CORPO E MOVIMENTO
MARCO ANTÔNIO SANTORO SALVADOR
(Nome do Coordenador da Disciplina)
GEORGE DOS SANTOS PACHECO
(Nome do Aluno)
_______________________________________
NOVA FRIBURGO, 20 DE SETEMBRO DE 2011
(Local e Data)
“A educação deve ser orientada pela interação e pela troca entre o professor e o aluno.”
Paulo Freire
RELATÓRIO DO FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS” E DO ARTIGO “CORPO E CONTROLE NO COTIDIANO ESCOLAR: DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO”
1 - CORPO E CONTROLE NO COTIDIANO ESCOLAR
A escola, como a conhecemos hoje, pública, laica e gratuita, surgiu como resposta aos anseios da população durante a Revolução Francesa, no séc. XVIII. À escola coube a função de formar os indivíduos segundo as normas sociais vigentes na sociedade, devendo refletir em sua estrutura e fazer que se reproduzam as relações sociais, dessa sociedade. Deste, modo, deveriam apreender não apenas conteúdos programáticos, mas valores adequados a essa “nova sociedade”.
As escolas seguiram segundo um aspecto tradicional, até por volta de 1920, momento do surgimento do movimento chamado Escola Nova. Contudo, até os dias atuais, mesmo com inúmeras contribuições desse movimento, e de outros como o Behaviorismo e Sócio interacionismo, mantém características tradicionais, como a disposição das carteiras, a avaliação e o ofício do professor. Podem-se citar como exemplo as atividades da disciplina “Educação Física”. Mesmo com os avanços citados, envolvendo inclusive a aplicação de Jogos Cooperativos, importantes para o despertar do sentimento da cooperação, oposto ao da competição, que é incentivado e promovido pela cultura e sociedade contemporâneas, os profissionais de Educação Física