Radiologia
QUÍMICA II
EVERSON MONTEIRO
Chassi
É o invólucro que irá proteger o filme radiográfico da ação da luz, como o filme é sensível á luminosidade, o chassi deve ser carregado dentro da câmara escura.
Estruturalmente, o chassi é uma caixa feita de alumínio ou resina plástica e possui dois lados distintos. A tampa (face posterior) do chassi, com travas para manter a tampa fechada, possui uma lamina de chumbo cerca de 0,25 mm que serve para impedir que a radiação prossiga seu caminho após interagir com o chassi.
A tampa da face anterior (frente) irá recebera a radiação que ultrapassar o paciente. Internamente, o chassi possui uma almofada no lado da tampa sobre a qual é colocada a tela intensificadora contra o filme radiográfico.
Lado anterior do chassi É o lado que fica voltado para o tubo de raios X durante a realização do exame radiográfico. É feito de material rígido, homogeneamente radiotransparente, como bakelite, magnésio ou alumínio, para minimizar a absorção do feixe de radiação e evitar o aparecimento de artefatos na radiografia. Possui duas faces, uma externa e outra interna.
Lado posterior do chassi É feito de material rígido e é por onde o chassi é aberto e o filme radiográfico manuseado (carregamento e descarregamento do chassi). Possui duas faces: uma externa e outra interna. Face externa É a face do lado posterior do chassi onde estão às presilhas, responsáveis pelo fechamento do chassi.
Face interna Geralmente encontra-se aderida a esta face uma fina folha de chumbo, responsável pela absorção da radiação secundária originada na parte posterior do chassi.
1
RADIOLOGIA MÉDICA
QUÍMICA II
EVERSON MONTEIRO
Aderida esta fina folha de chumbo, encontra-se uma camada de um material flexível (espuma), que tem por função permitir um contato perfeitamente homogêneo entre a emulsão fotográfica e o écran.
O écran é montado no chassi com a sua superfície do lado da base colada na superfície interna do