FRACASSO ESCOLAR
RESUMO: Este estudo proporciona uma reflexão do trabalho da psicopedagogia diante do fracasso escolar. Sabemos que o fracasso escolar aparece atualmente entre os problemas de nosso sistema educacional avaliado e debatido como um grave fator. Onde o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo principal analisar o trabalho da psicopedagogia no ensino aprendizagem diante dos problemas que leva ao fracasso escolar, na escola publica. O mesmo é de grande importância no processo educativo como um todo, visando verificar as principais causas que contribuem para que haja o fracasso escolar na visão da psicopedagogia e identificar possíveis soluções inseridas na escola pelo psicopedagogo para combater o fracasso escolar, que é atualmente grande problema para o sistema educacional, que muitas vezes, para se livrar da responsabilidade deste fracasso, busca-se um culpado alguém que possa assumir sozinha esta situação, logo afeta o sujeito em sua totalidade lhe trazendo insegurança, compromete também o sujeito enquanto social, capaz de se tornar um agente construtor da sua própria aprendizagem na sociedade onde está inserido.
PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia. Fracasso Escolar. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
Há algumas décadas, profissionais de diferentes áreas começam a se preocupar com a questão do fracasso escolar e da aprendizagem, entretanto, são os altos índices desse fracasso que nos fazem buscar novas alternativas para combater essa situação que não é só escolar, familiar, mas também social.
A psicopedagogia e sua prática começam a se estruturar no Brasil por volta de 1960 com a divulgação da abordagem psiconeurológica. Na década de 1980, pesquisas começam a desvendar alguns mecanismos escolares de produção do fracasso, estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e deficiências das crianças pobres tendo como aporte teórico a Epistemologia Genética de Jean Piaget.
Na tentativa de compreensão