Relatório do filme sobre piaget
A psicologia nos fornece teorias que explicam o “como o ser humano aprende” (processo de conhecimento). Uma das mais utilizadas e aceitas é a teoria de Jean Piaget, sobre a construção do conhecimento, pois para ele como biólogo o desenvolvimento da inteligência se dá nos mesmos moldes que o desenvolvimento do processo biológico. O organismo se mantém e cresce através de transações com o meio. Com isto, podemos dizer que o processo de construção do conhecimento se dá pela assimilação, acomodação e se desenvolve através da interação do individuo com o seu meio ambiente.
A assimilação pode se entendida pela compreensão do novo e a acomodação pela absorção deste novo as estruturas cognitivas existentes através da criação de esquemas permanentes para acomodar este novo.
As novas estruturas surgem quase imperceptivelmente a partir das bases fornecidas pelas atuais e garante o caráter gradual do desenvolvimento cognitivo.
- Esquema: estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos organizam seu meio.
- Assimilação: compreensão do novo e acomodação pela absorção deste novo as estruturas cognitivas existentes através da criação de esquemas permanentes para acomodar este novo.
- Acomodação: modifica o esquema que já existe, ou cria um novo esquema de acordo com o novo estimulo.
- Adaptação: equilíbrio entre assimilação e acomodação.
- Equilibração: passagem de uma situação de pouco equilíbrio para uma de mais equilíbrio.
Fases do desenvolvimento da criança
- Período sensório-motor (0-2 anos)
- Período pré-operacional (2-7 anos)
- Período operacional concreto (7-11 anos)
- Período operacional formal (11 anos em diante)
Sensório-motor: as