Filosofia
Curso: Pedagogia
Jéssica F. Mercadante da Silva, RA: 372555
Tânia Mara Martins Goulart, RA: 372730
Tatiana Ribeiro Constantino, RA: 372735
Waldenice Ramos Nogueira, RA: 379994
Fundamentos Filosóficos da Educação Potiguara Acácio Pereira
Roseira – SP Data: 20/09/2012 INTRODUÇÃO
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais estéticos, à mente e à linguagem, filosofia é uma palavra grega, que significa “ amor à sabedoria”.
A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE
A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental. A Filosofia e de relevante importância para a sociedade uma vez que trata de visa o desenvolvimento do pensamento humano, em grande parte do desenvolvimento do pensamento humano e com a filosofia que aprendemos a pensar e nos tornarmos seres pensantes e questionadores.
“A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, enquanto filosofia de trabalho está relacionada a questões como a ética comum”.
AS DIFICULDADES DA IMPLANTAÇÃO DA FILOSOFIA
Citando as ideias do professor e filósofo Paulo Ghiraldelli (apud MARTINO, 2006, p. 41) "as questões filosóficas estão presentes no cotidiano das pessoas desde cedo, até mesmo, em frequentes perguntas que as crianças fazem aparentemente simples". Para compreendê-las, o professor precisa utilizar a filosofia como eixo de trabalho em suas aulas, de forma a colaborar no estabelecimento de melhores relações