Relatório do filme Narradores de Javé
Centro de Ciências Humanas - CCH
Curso de História 1º Período- 2013.2
Disciplina: História Antiga I
Relatório
O filme assim como o livro nos dá uma ideia de como eram e viviam nossos ancestrais, nos faz entender o processo civilizatório que os conduz a conquista de muitos avanços, dentre eles a fala, e a agricultura. Analisando os dois, percebemos que eles não divergem e sim interagem entre si. Um ponto importante que nos é passado tanto no filme quanto no livro e que deve ser considerado é a contemporaneidade de diferentes tribos. De acordo com Charles Darwin, esse fato seria sustentado pela lei de seleção natural da Teoria de Evolução das Espécies. Esta lei determina que apenas os mais adaptados ao ambiente poderão sobreviver. Assim, só as diferenças que facilitam a sobrevivência são transmitidas à geração seguinte e apenas os mais adaptados às condições da época, permaneceram. No filme temos exemplos, pois todas as tribos retratadas são diferentes entre si.
Outro ponto interessante a ser observado é que o fogo, além de ser usado para aquecê-los e para protegê-los de predadores, era também um símbolo de poder, como no livro faz referência, no filme percebemos ainda mais essa necessidade, e até mesmo dependência de obter o fogo, tanto é, que é pela busca do fogo que começa a aventura dos personagens.
O livro dialoga também com o filme na parte da organização social, onde cada um tinha suas funções de acordo com o sexo, as mulheres eram as coletoras e também cuidavam dos filhos e os homens tinham a função de caçar e produzir armas para auxiliar na caça e também para sua proteção. Tanto no livro quanto no filme, percebemos que houve também conflitos culturais e tecnológicos entre os personagens, quando expostos a diversos conhecimentos novos, tais como: pintura corporal, utilização da cerâmica, utilização de ervas medicinais, construção de cabanas, o uso da linguagem oral mais desenvolvida para