Comunicação e expressao
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TÍTULO: Narradores de Javé
DATA: 23-08-13
LOCAL: São Paulo
Carga Horária: 3 hrs
OBJETIVOS:
Observarmos que o filme te narração como ponto principal , tendo como alicerce diferentes formas de linguagem ,ou seja, tem um objetivo de demonstrar que uma única historias pode ter inúmeros ponto de vista e acontecimentos impares ,contados a partir de memorias orais de cada personagem.
ANÁLISE
O filme “Narradores de Javé" conta a história de um povoado do Vale de Javé, sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma hidrelétrica. Diante dessa situação, De acordo com os moradores o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, ou seja, suas intenções era mostrar que aquele vilarejo é um patrimônio histórico. Para dar início precisam colocar por escrito os fatos que só são contados de boca a boca, de pai para filho durante todos os anos, desde inicio de sua fundação.
Mas na vila só tem analfabetos, a primeira tarefa seria encontrar alguém que consiga retratar os acontecimentos, e única pessoa que conheciam era "Antônio Biá, que anteriormente em outra ocasião, havia sido expulso da cidade por inventar fofocas sobre os moradores, forjando cartas falando mal dos vizinhos, como se fossem eles mesmos, tentando manter o funcionamento da Agencia de correios o qual trabalhava. Mas o povo de Javé estava convicto de que Biá que contaria essa historia, mesmo contra vontade. Assim se daria inicio o tal "Livro ciêntifico", que eles acreditavam que iria salvar a vila.
Então apartar dali, Antônio Biá sairia de casa em casa para coletar informações dos habitantes mais antigos para escrever o livro, conhecendo a fundo as fantasias, as memórias e as lembranças do povo de Javé.
Porém as escrita destas histórias, tão diferentes uma