TC SOCIOLOGIA
Narradores de Javé fala de um povoado que estava prestes a ser destruído por causa da construção de uma Usina Hidrelétrica, seus habitantes, ao saberem da notícia, logo procuraram uma alternativa para que a cidade não fosse destruída. Surgiu então a ideia de escrever a história e tentar transformar o local em patrimônio histórico, preservando assim, a memoria daquele povoado.
Os primeiros problemas começaram a surgir, só havia um único adulto alfabetizado de Javé, o qual foi incumbido de recuperar a história e transcrever de forma “cientifica” as memórias dos moradores, de maneira que convencesse os construtores da tal usina que ali não poderia ser construída, pois iria destruir a história de um povo que ali habitavam.
Todos os moradores de Javé queriam contar um pouco daquilo que sabiam, pensando que poderiam contribuir para o documento que estava se tentando fazer. Muitas foram as tentativas para se construir a tal documento, mas o trabalho foi em vão.
A população de Javé acabou assistindo a construção da Usina Hidrelétrica, e assim acabou com a cidade, a memória daquele povoado, suas histórias, suas culturas, seus antepassados, um povo que foi derrotado em nome do tal de desenvolvimento.
Os projetos de construção de usina hidrelétrica, embora sejam planejados para benefício direto da sociedade, também causam impactos negativos sobre o meio ambiente e às populações próximas aos empreendimentos, com consequências que muitas vezes se refletem de forma negativa e em determinados grupos sociais de forma mais pronunciada.
Os primeiros impactos ambientais acontecem durante a construção das hidrelétricas, sua construção acaba afetando consideravelmente a fauna e flora local, de uma hora para outra, a floresta vira lago. Essa mudança pode acabar com a flora local. Além do corte das árvores, muitas espécies acabam submersas e, consequentemente, morrem. Muitas espécies animais acabam fugindo do seu habitat natural durante a