Relatório Determinação de Cinzas
Objetivo
Verificar a porcentagem de cinzas totais no alimento selecionado.
Introdução
Cinzas é um termo analítico equivalente ao resíduo inorgânico que fica depois de calcinar a matéria orgânica de uma amostra a altas temperaturas (500 – 600 º C). Sua determinação fornece uma indicação de riqueza da amostra em elementos minerais. As cinzas geralmente não são as mesmas substâncias inorgânicas presentes na amostra original devido às perdas por volatilização ou interações químicas (redução) entre os constituintes.
As cinzas são a parte inorgânica dos alimentos, resultantes a partir da queima do mesmo em altas temperaturas, entre 550 – 570ºC.
A determinação das cinzas é essencial para o inicio da analise de minerais específicos, como estudos nutricionais e para segurança. A analise é feita principalmente para identificar resíduos metálicos provenientes de inseticidas e agrotóxicos. Porém, a principal desvantagem deste método é que por causa da alta temperatura, há perdas voláteis e interações químicas com o cadinho e outros constituintes, podendo não refletir realmente a matéria mineral total do alimento.
A cinza é constituída principalmente de:
® Macronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários acima de 100 mg e normalmente presentes em grandes quantidades nos alimentos, como: K, Na, Ca, P , S, Cl e Mg;
® Micronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários abaixo de 100 mg e normalmente presentes em pequenas quantidades nos alimentos, como: AI, Fe, Cu, Mn e Zn;
® Elementos traços: além dos macros e micronutrientes, ainda existem os chamados elementos traços que se encontram em quantidades muito pequenas nos alimentos. Alguns são necessários ao organismo humano e muitos deles são prejudiciais a saúde, os contaminantes químicos, entre esses se destacam: Ar, I, F, Cr, Co, Cd e outros elementos.
Composição centesimal da bolacha de maisena
Umidade (%)
Energia (Kcal)
Proteina (g)
Lipideos (g)