Acidez do leite
RELATÓRIO DE BROMATOLOGIA
CURSO NUTRIÇÃO
DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO LEITE
JUNDIAÍ, SP
2013
DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DO LEITE
Relatório da aula prática no laboratório, da disciplina Bromatologia e Ánalises de Alimentos, entregue á Profa. Dra. Ana Cláudia, do curso de Nutrição, da Universidade Paulista, de Jundiaí, SP.
JUNDIAÍ, SP
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Umidade: A determinação da umidade em alimentos é um fator muito importante, um dos mais importantes, para analise dos alimentos, pois está relacionada a estabilidade, qualidade e composição podendo afetar alguns aspectos relacionados a estocagem, embalagem ou até mesmo o processamento. Existem diferentes modos de análises e o método utilizado por nós foi o de análise por secagem o qual utilizamos uma estufa á temperatura de 105º C e a porcentagem de umidade do alimento relaciona-se com a quantidade de água nele existente, pois, na verdade, não somente água é removida como também outras substâncias que se volatizam nessas condições. Esse método baseia-se na remoção da água por aquecimento, onde o ar quente é absorvido por uma camada muito fina do alimento e é conduzido para o interior por condução.
O conhecimento do teor de umidade nos alimentos é essencial pela importância na conservação e armazenamento, na manutenção da sua qualidade e no processo de comercialização.
Cinzas: Em alimentos, cinzas se referem ao resíduo inorgânico remanescente da queima da matéria orgânica entre 550 - 570ºC. A cinza contém certos componentes minerais como: cálcio, magnésio, ferro, fósforo, chumbo, cloreto, sódio dentre outros. O alto teor de cinza indica a presença de adulterantes. O método de determinação de cinzas é útil para detectar fraudes nos alimentos como por exemplo: sílica e argila nos condimentos para dar rendimento.
2. METODOLOGIA