relatório de visita ao centro detenção feminino VIana ES
Relatório de visita técnica
Curso Direito
Local: Centro detenção Provisória Média l
Cidade: Viana- ES
Alunos: Ademilson Traspadini
Turma : 4°Período de Direito
INTRODUÇÃO
Os acadêmicos do quarto Período do Curso de Direito da Faculdade São Geraldo realizaram, na última semana dia 27/05/2014, visita técnica ao Centro Detenção Provisória Máxima l, localizado no município de Viana, ES. Inaugurado em 2012, o estabelecimento prisional tem capacidade para 300 detentas e conta, atualmente, com quase 234 presas, de diversas regiões do estado, entre condenadas, provisórias e em trânsito, com o tempo máximo de até 3 anos e meio detidas. Após o julgamento vão para outro centro de detenção.
A comitiva de alunos foi recebida pela Diretora de Ressocialização do Presídio, Stela Azevedo. Durante a visita, coordenada pela diretora do presídio, os estudantes puderam conhecer o funcionamento e a estrutura do local.
Desenvolvimento
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer o processo de admissão dos presos na unidade prisional, onde é feita a identificação completa do detento. Ainda, puderam conhecer a administração, cozinha, lavanderia, e consultórios dentário, médico, psicológico, além do setor de análise jurídica. Foi esclarecido sobre os procedimentos adotados em caso de controle de distúrbios.
A visita possibilitou ao grupo uma nova visão sobre a estrutura e a organização do sistema penitenciário. Imaginávamos os presos vivendo amontoados em celas, sendo mal alimentados e hostis. Após a visita pudemos compreender que o presídio tem toda uma organização que permite bem estar ao preso e que mesmo estando em regime fechado eles tem a possibilidade de estudar, aprender uma profissão e trabalhar dentro do presídio. As internas, contam também, com projetos do governo para promover a ressocialização. Nota-se que geralmente quando o homem é preso, sua estrutura familiar fica mantida, e ele não necessariamente continua