Kant
Definição:
A razão sempre foi um assunto muito discutido na filosofia, e Kant um dos principais representantes do iluminismo alemão trabalhou muito em suas obras o conseito do conhecimento da razão humana e paltou ate onde podemos chegar com ela e como podemos usufrir da razão, mas antes o quanto podemos fazer isso. O ser humano, como ser dotado de razão e liberdade, é o centro da filosofia Kantiana.
Para compreendermos os pensamentos da razão segundo Kant precisamos antes compreender o pensamento metafisíco que tinha como base que as coisas possuem uma existência autonoma independênte da consiência humana. Esses argumentos metafísicos começaram a ser questionados no inicio da Idade Moderna quando de acordo com a filosofia se dizia que todo conhecimento poderia vir da razão natural abandonando a metafísica e substituindo-a pela ciência, esse periodo ficou fortemente marcado pelo naturalismo e racionalismo que vinha da idéia da razão natural, que dava inicio ao iluminismo, discutindo a capacidade que o homem tem de conhecer a realidade e estabelecer sobre tudo seus limites.
Foi a partir dos conseitos da Razão Natural que Kant desenvolveu seus argumentos, como o fato de nçao se poder chegar a existência das coisas , assim a única atitude deve ser dedicarse ao conhecimento dos fenômenos, ou seja, aquilo que se pode ser percebido pela razão natural.
Kant queria copreender o processo prelo qual os homens constroem seu conhecimento. Ele faz a sintase de duas filosofias para entender esse processo:
- O Inatismo de Rene Descartes que defendia a existência de idéias inatas.
- O Impirismo de David Hume que dizia que o conteudo do conhecimento vem das impreções sensiveis.
Com isso Kant abordava que o conteudo deve ser organizado e ordenado na consiência de acordo com uma estrutura já conhecida pelo sujeito. Ele dizia que para conhecer, o homem precisa de uma esperiência sensivel, mas também