kant
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A Prússia deixou de existir com a Primeira Guerra Mundial, em 1918, quando Polônia e Lituânia recuperaram seu status de países independentes.
As idéias de Kant
Immanuel Kant obteve, com suas obras, uma síntese entre o empirismo e o raciona-lismo, duas correntes que se complementavam, mas que lutavam em torno de algumas diferenças.
Kant viria a apresentar soluções aos problemas filosóficos de ambas.
Defendia a existência de uma lei natural, como Rousseau, mas descartava o domínio da experiência sobre a razão (como queriam os empiristas) ou mesmo o contrário (conforme pregavam os racionalistas). Foi assim que logrou fugir do dilema secular entre essas duas correntes filosóficas, embora reconhecesse qualidades em ambos.
Admitia que o conhecimento começa com a experiência. Mas pondera que a percepção só nos permite conhecer o fenômeno que as coisas apresentam. Pela experiência dos sentidos, apenas, não é possível conhecer as coisas em si. Portanto, não se consegue traçar a universalidade do conhecimento somente por meio da realidade objetiva.
Uma frase sua, em "Crítica da Razão Pura", sintetiza o que pensa: "Todo o nosso conhecimento parte dos sentidos, vai daí ao entendimento e termina na razão, acima da qual não é encontrado em nós nada mais alto para elaborar a matéria da intuição e levá-la à suprema unidade do pensamento".
Sua teoria tem, portanto, caráter alternativo ao empirismo e ao racionalismo e fez parte do idealismo alemão, como Hegel, mais tarde.
Kant conciliava realidade e razão, sem desprezar a importância da percepção, mas, esclarecendo, esta nos propicia apenas a representação das coisas, não as coisas em si.
Para