Relatório de Química Orgânica
DESTILAÇÃO
PROFESSORA:
AUTORES:
DUQUE DE CAXIAS
FEVEREIRO/2014
1. Introdução
Os métodos de separação de misturas são procedimentos utilizados para separar as substâncias que formam uma solução. Alguns dos métodos mais utilizados é a decantação, a filtração e a destilação.
A destilação é um método de separação com base na diferença de temperatura de ebulição dos componentes de uma mistura. É um método utilizado para separar componentes de soluções, por exemplo, uma solução de água e álcool.
Na destilação ocorrem duas mudanças de estado: vaporização e condensação. Nos laboratórios utiliza-se um aparelho chamado destilador para separar o solvente do soluto.
Aquecendo a solução, o componente mais volátil vaporiza primeiro. Passando pelo condensador, volta a ser liquido e é recolhido em outro recipiente, enquanto o outro componente permanece no recipiente aquecido.
Existem dois tipos de destilações: a simples e a fracionada.
Na destilação simples a mistura é separada, porem é necessário que os pontos de ebulição das duas substâncias sejam bem distantes.
Já na destilação fracionada a mistura pode ser composta por substâncias com pontos de fusão com 80ºC de diferença entre elas. Um aparelho mais sofisticado e um pouco mais de tempo são necessários para esse procedimento.
2. Objetivo
A aula prática teve como objetivo separar dois compostos da solução através da destilação simples e fracionada, assim descobrindo a melhor forma de se destilar.
3. Materiais e Métodos
3.1. – Materiais
Manta
Balão
Cabeça de destilação
Condensador
Unha
Proveta
Rolha furada
Termômetro
Mangueiras
Suporte universal
Garras
3.2. – Reagentes
Acetona (propan-2-ona / CH3COCH3)
Tolueno (metilbenzeno / C7H8)
3.3. - Métodos
Destilação Simples: A solução de 45 mL de acetona e 5 mL de tolueno é colocada em um balão de vidro com fundo redondo e plano com pérolas de vidro para