Relatório de Química -Destilacão da gasolina (Hidrocarbonetos)
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Escola de Ciências Biológicas
Departamento de Ciências Naturais
Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Escola de Ciências Biológicas - ECB
Departamento de Ciências Naturais - DCN
Disciplina de Química Orgânica
Prof.: Edwin
Curso: Ciências Biológicas Bacharelado
Aluno: Patrícia Fernandes Trindade
Turma: B
N° da prática: 01
Prática realizada em: 04/09/2014
Título da Prática : Destilacão Simples – Destilacão da gasolina (Hidrocarbonetos)
Objetivo
Realizar uma avaliação da gasolina através da destilação simples, a fim de avaliar a sua composição e se possui caráter ácido.
Introdução
Destilação Simples é um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p.ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possue(m) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível - é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz. Nas indústrias de petróleo, os técnicos em gasolina estão sempre em busca da fabricação de um melhor produto que ofereça o melhor desempenho aos meios de transportes que por este combustível necessite.
Esse composto de moléculas hidrocarbônicas chamado de gasolina, não é formado de apenas um tipo molecular, e sim por vários, essas cadeias podem variar em quantidade de átomos de carbono de cinco até dez, do pentano ao decano. Existem técnicas utilizadas para avaliar a qualidade da gasolina obtida a partir da destilação fracionada do petróleo, uma delas é medir o grau de octanagem do produto obtido. Octanagem significa a capacidade de um combustível resistir a altas temperaturas e pressões sem que haja a detonação, portanto combustíveis com um grau de octanagem baixos geram problemas, um deles é a comum batida de pino, que