Influência nos parâmetros físico-químicos da gasolina após adulterada com solvente para borracha em diferente proporções
Matheus Vitor Diniz Gueri (PAIC-AF/Fundação Araucária-UNICENTRO), Waldir Nagel Schirmer (Orientador), e-mail: wanasch@hotmail.com.
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná/Departamento de Engenharia Ambiental/Irati-Paraná
Relatório Final de IC.
Palavras-chave: Gasolina, Adulteração, Curvas de destilação.
Resumo
A adulteração da gasolina através de compostos ilegais pode trazer sérios problemas ao automóvel, à saúde e ao meio ambiente. Dentre os solventes mais utilizados na adulteração da gasolina, pode-se citar o solvente para borracha (SPB), devido ao baixo valor comercial. Neste trabalho foi realizado um estudo do efeito da adição do solvente para borracha sobre os parâmetros físico-químicos da gasolina automotiva. Foram preparadas cinco amostras, nas proporções de 0, 10, 20, 30 e 40% (v/v) de solvente para borracha na gasolina tipo C (20% de AEAC v/v). Os resultados evidenciam alterações no perfil de destilação, como também nos valores de massa específica. Ainda assim, as amostras adulteradas permaneceram em conformidade perante as especificações estabelecidas pela resolução ANP n° 57 de 20/10/2011.
Introdução
No Brasil, vários tipos de gasolina são oferecidos aos consumidores, conforme a aplicação; a gasolina tipo C é obtida a partir da mistura da gasolina A com o Álcool Etílico Anidro Combustível (AEAC) e pode ser vendida para ser utilizada em qualquer motor movido à gasolina.
As propriedades para controle da qualidade da gasolina automotiva “tipo C” são especificadas pela Portaria ANP n° 57 de 20/10/2011 (BRASIL, 2011). Dentre estas propriedades, a Tabela 1 apresenta aquelas que serão avaliadas neste estudo.
Tabela 1 - Características para controle da qualidade da gasolina automotiva tipo C.
Cor e Aspecto
Teor de AEAC
Massa específica
(Kg/m³)
Destilação
(°C)
Incolor/
amarelada