Relatorio
ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO
Relatório
Disciplina: Química Experimental Turma: Noturna
Professora: Eliana
Data da Experiência: 31/08/2012 Data da Entrega 06/08/2012
Experiência: Medida de massas e volumes
João Marcos Paula dos Santos
EXPERIMENTO: Cálculo da densidade e do teor de álcool em gasolina.
1 OBJETIVO:
Calcular a densidade de solução e verificar possível irregularidade em amostras de gasolina comercial.
2. RESUMO:
Ao colocar 50mL de gasolina em uma proveta e completando com mais 50mL de água, ao agitar nota-se que o álcool que esta misturado com a gasolina, separou-se e se misturou com a água, ou seja, nesta proveta ficou com 40mL de gasolina pura, e 60mL de álcool e água.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A gasolina é um líquido volátil, inflamável, constituído por uma mistura extremamente complexa de hidrocarbonetos. Pode ser obtida através da destilação do petróleo, entretanto a crescente demanda mundial do combustível, devido ao surgimento do motor a explosão, promoveu o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas para se obter um maior rendimento na produção.
A fração do petróleo que corresponde à gasolina apresenta faixa de ebulição entre 40oC e 200oC, e é formada por hidrocarbonetos de composição variada (de 17 a 38 átomos por molécula), mas seu principal constituinte são os octanos (C8).
A geometria molecular influi diretamente na polaridade das moléculas: se uma molécula tem dois átomos que "puxam" os elétrons com a mesma força essa molécula é apolar, pois não há formação de centros que concentram carga positiva e negativa. Se molécula é composta por átomos que puxam os elétrons com forças diferentes, ocorre a formação de pólos e então se diz que a molécula é polar. Dessa forma podemos atribuir que se o nº de nuvens em volta do átomo central for igual ao nº de átomos centrais que a cercam, a molécula é apolar, caso contrário é polar.
A relação