Destilação Fracionada
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
JOÃO FLÁVIO SANTOS
KAROLINE DOS SANTOS DA SILVA
LETICIA PATRICIO FERREIRA
PAULA PEREIRA LOPES
DESTILAÇÃO FRACIONADA
CRICIÚMA – 2013
JOÃO FLÁVIO SANTOS
KAROLINE DOS SANTOS DA SILVA
LETICIA PATRICIO FERREIRA
PAULA PEREIRA LOPES
DESTILAÇÃO FRACIONADA
Relatório apresentado à disciplina de Quimica Experimental I, do Curso de Engenharia de Produção, solicitado pelo Profo. Erlon Mendes.
CRICIÚMA – 2013
1 INTRODUÇÃO
A destilação fracionada é um processo semelhante ao da destilação simples, porém ao empregar uma coluna de retificação colocada entre o frasco gerador de vapores e o equipamento de condensação dos mesmos, permite separar misturas de líquidos onde os pontos de ebulição dos componentes diferem de menos de 80°C.
Um líquido puro entra em ebulição quando sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Uma mistura binária entra em ebulição quando a soma das pressões de vapor parciais atinge a pressão externa. (UFRGS, 2008)
O presente relatório tem como objetivo demonstrar o procedimento de destilação fracionada feito com o vinho, a fim de quantificar no final do experimento o álcool obtido através deste processo.
Abordará um pouco sobre a destilação do petróleo, a fim de conhecer a importância da destilação fracionada no processo desta substância.
Aplicaram-se também as técnicas de segurança, como o uso correto dos EPIs e as vidrarias, assim como nos demais experimentos.
2 OBJETIVOS
Obter a separação do álcool do vinho, utilizando destilação fracionada e separar líquidos miscíveis entre si de pontos de ebulição próximos.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 Introdução a destilação fracionada
Quando os líquidos de uma mistura homogênea apresentam PE muito próximos, a separação através da destilação fracionada se