Toxoplasmose
São Paulo
2013
TOXOSPLASMOSE
São Paulo
2013
Toxoplasmose
Definição:
A Toxoplasmose é uma infecção gerada por um parasita unicelular, um protozoário - o Toxoplasma gondii.
Este parasita pode infectar as pessoas e todos os animais, especialmente os gatos, mas necessita infectar felinos para realizar o seu ciclo sexual. Nas cidades o principal disseminador desta doença são os gatos, mas outros animais como a vaca, porco, galinha, também podem transmitir a doença através da ingestão de sua carne crua ou mal passada.
O parasita geralmente é adquirido durante a infância e adolescência. Nos Estados Unidos, cerca de 11% da população entre 6 e 49 anos são soropositivas para T. gondii, o que significa que estas pessoas já foram infectadas por esse parasita pelo menos uma vez na vida. Em países em desenvolvimento o número de soropositivo é maior, geralmente entre 40 e 80% da população.
A toxoplasmose é em geral uma doença benigna, exceto em grávidas (pois elas podem transmitir a doença para o feto, através da placenta) e em pessoas imunodeprimidas (com deficiência do sistema imunológico). Muitas pessoas do todo o mundo são infectadas por esta doença, mas em geral não desenvolvem sintomas. A forma grave da doença é desenvolvida no feto e nas pessoas com deficiência no sistema imunológico (aidéticos e pessoas com enxertos).
Aproximadamente 85% dos casos de toxoplasmose em pessoas sadias são assintomáticos, quando apresentam sintomas os mais comuns são: adenopatia, dor de cabeça, febre, calafrios, entre outros.
Sendo assim, nem todas as pessoas precisam de tratamento contra a toxoplasmose. Por outro lado, as grávidas que contraíram a doença durante a gravidez e os imunodeprimidos devem tratar a doença para evitar consequências graves. Quando o parasita infecta uma pessoa, ele permanece latente nos tecidos neurais e musculares, não sendo eliminado nunca. Mas a maioria das pessoas são capazes de controlar