toxoplasmose
INTRODUÇÃO
A toxoplasmose é uma doença infecção ou doença de distribuição universal que acomete milhões de pessoas no mundo causado por um protozoário intracelular, o toxoplasma gondii, que pode parasitar os mais diversos tecidos de diferentes mamíferos e aves.
O gato e outros felídeos são os únicos hospedeiros definitivos desse parasita.
Essa doença causa grande impacto na saúde pública, já que a transmissão ocorre de animais para o homem a partir de alimentos contaminados.
O objetivo deste estudo é revisar as formas de prevenção, ressaltando os mecanismos de transmissão da doença, a fim de que os profissionais da saúde interessados possam orientar corretamente a população, já que se trata de um importante assunto de saúde pública.
HISTÓRICO
Nicolle & Manceaux, em 1908, encontraram um protozoário em tecidos de um roedor, o Ctenodactylus gundii, que estava sendo usado para pesquisas de leishmaniose no laboratório de Charles Nicolle no Instituto Pasteur, na Tunísia.
Nicolle, depois de certa confusão inicial, logo percebeu que se tratava de um novo organismo e o nomeou Toxoplasma gondii, baseado na sua forma (toxo: arco, plasma: vida) e no seu hospedeiro, um roedor, o gondii.
Chatton e Blanc descobriram que o gundi (roedor que vive nas montanhas da Tunísia) não se infectava naturalmente e sim através da caça. A toxoplasmose passou a chamar mais atenção em 1937, quando Wolf e Cowen observaram infecção congênita do homem pelo Toxoplasma Gondii.
Somente a partir da década de 60, ao se verificar sua grande distribuição geográfica e a possibilidade de causar lesões graves e às vezes irreversíveis em humanos, é que se passou a estudar esse protozoário detalhadamente.
Pela primeira vez, em 1970, demonstrou-se o ciclo sexuado de Toxoplasma. Gondii no intestino de gatos.
Atualmente, em decorrência da toxoplasmose em indivíduos com diversas formas de imunossupressão (portadores do vírus HIV, transplantados, entre