ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL
PRÉ-NATAL
É uma oportunidade ímpar para diagnóstico e prevenção de doenças e para redução da morbimortalidade materna e perinatal.
A adesão da mulher ao pré-natal depende da facilidade de acesso e da qualidade da assistência prestada pelo serviço e pelos profissionais,que têm um papel de educador e promotor da saúde.
ATENÇÃO PRÉ-NATAL E PUERPERAL:
O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal.
O acolhimento, aspecto essencial da política de humanização, implica recepção da mulher, desde sua chegada na unidade de saúde, responsabilizando-se por ela,ouvindo suas queixas, permitindo que ela expresse suas preocupações, angústias,garantindo atenção resolutiva e articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência, quando necessário.
PRÉ-NATAL INICIADO NO 1° TRIMESTRE DE GESTAÇÃO É O MELHOR INDICADOR DA QUALIDADE DO PRÉ-NATAL
Intervalo das consultas: - Até 28 sem.= mensais; 28 à 36 sem.= quinzenais; 36 sem. Até o parto = semanais. A gestante deve comparecer ao mínimo de seis consultas.
Quando iniciar?? Período pré-concepcional.
Entende-se por avaliação pré-concepcional a consulta que o casal faz antes de uma gravidez, objetivando identificar fatores de risco ou doenças que possam alterar a evolução normal de uma futura gestação. Constitui, assim, instrumento importante na melhoria dos índices de morbidade e mortalidade materna e infantil( vacinação, aconselhamento genético, investigação de uso de medicamentos, patologias de base, ácido fólico).
DIAGNÓSTICO DA GRAVIDEZ:
O diagnóstico de gravidez baseia-se na história, no exame físico e nos testes laboratoriais. Se ocorrer amenorréia ou atraso menstrual, deve-se, antes de tudo, suspeitar da possibilidade de uma gestação.
Confirmar idade gestacional: DUM ; AFU e