Relatório de psicomotricidade
Curso: Fisioterapia – Bloco VI
Disciplina: Psicomotricidade
Professora: Kátya Coeli
Reflexos e Reações no Recém-Nascido
Aluno: Emiliano Basílio da Silva Neto
Teresina, 18 de março de 2013
INTRODUÇÃO
Reflexos são reações involuntárias em resposta a um estímulo externo e consistem nas primeiras formas de movimento humano. Dessa forma, servem como fonte primária de informações, as quais se armazenam no córtex em desenvolvimento.
Nos primeiros meses de vida, a presença, intensidade e simetria desses reflexos podem ser usadas para avaliar a integridade do sistema nervoso central e para detectar anormalidades periféricas, como alterações músculo-esqueléticas congênitas ou lesões nervosas. Por outro lado, a persistência da maioria desses reflexos no segundo semestre de vida, também indica anormalidades do desenvolvimento.
São denominados reflexos primitivos, aqueles relacionados à sobrevivência, com funções de busca de alimentação e de proteção. Já os chamados reflexos posturais, são os precursores de movimentos voluntários. Alguns desses reflexos, como o de sucção, preensão palmar, plantar e o da marcha serão substituídos por atividades voluntárias; outros, como o de Moro simplesmente desaparecerão.
Portanto, os estudos dos reflexos da primeira infância fornecem informações úteis para a compreensão do processo de desenvolvimento motor.
REAÇÃO ANFÍBIA Lactente em decúbito ventral, virar a pelve afastando-a um pouco da mesa de exame. A manobra leva à flexão e abdução do membro inferior ipsilateral. É uma reação que pode ser desencadeada a partir do nascimento, podendo faltar no recém-nascido com lesão cerebral.
MARCHA REFLEXA E REAÇÃO POSITIVA DE APOIO Segurar o recém-nascido com os pés apoiados sobre a mesa de exame. O bebê reage estendendo as pernas e colocando-se em pé, mas ele precisa ser apoiado. Se inclinado o seu tronco para adiante, ele dará alguns