Relatórios de plano de ação
Apresentação
Este relatório propõe-se a informa como foi o processo de aplicação do plano de ação quanto à psicomotricidade, os objetivos, a estrutura, a importância para o professor de educação e possibilidades de educação nas diferentes condutas motoras da criança de educação infantil e pré-escolar.
Objetivos da Psicomotricidade:
As atividades psicomotoras visam propiciar a ativação dos seguintes processos:
-Vivenciar estímulos sensoriais para discriminar as partes do próprio corpo e exercer um controle sobre elas;
− Vivenciar, através da percepção do próprio corpo em relação aos objetos, a organização espacial e temporal;
− Vivenciar situações que levem a aquisição dos pré-requisitos necessários para aprendizagem da leitura escrita.
Para entender tais objetivos, é necessário considerar que durante a primeira infância, motricidade e psiquismo estão estreitamente ligados, da mesma forma como sabemos que o desenvolvimento motor, o afetivo e o intelectual encontram-se inseparáveis no homem.
A educação psicomotora, antes utilizada somente como recurso reeducativo, atualmente é parte integrada de toda a atuação passiva do aluno, frente à atitude expositiva e controladora do professor. A psicomotricidade tem como ponto de partida o desenvolvimento psicobiológico da criança, na medida em que acompanha as leis do amadurecimento do sistema nervoso através da mielinização. A psicomotricidade não deve ser considerada como uma matéria entre outras. Isto é, não deve dispor apenas de um momento ou um ambiente específico na programação escolar.
Qualquer que seja a atividade ou tema utilizado, a psicomotricidade vai estar presente. O pensamento se constrói a partir da atividade motora que permite à criança a exploração do ambiente externo, proporcionando-lhe experiências concretas indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual. A liberdade deve explorar e conhecer o espaço físico e o mundo é muito importante para o seu