Relatório de produto de solubilidade
1° Prática
Prática: Produto de Solubilidade
Docentes: Erlandison Anderson
Aluno: Adonis Masayoshi
Turma: FM141
Objetivo
De uma forma geral o objetivo é confirmar na prática os resultados obtidos a partir dos meus cálculos anteriores relacionados à precipitação (ou não) de compostos formados a partir de reações e observar a influência da concentração dos reagentes para a precipitação.
Mas de uma forma mais específica para cada procedimento:
Procedimento 1: Observação da saturação de uma solução e da formação ou não do precipitado.
Procedimento 2:Averiguar a influência das concentrações com relação a precipitação te oricamente as concentrações então diretamente relacionadas ao PI,que está relacionado com o KPS. Procedimento 3:
Experiência 1
Averiguar a solubilidade de dois íons diferentes de um mesmo cátion.Com essa averiguação Observar que a precipitação total(teórica) do primeiro ânion só é dada a quando o segundo ânion começa a precipitar.
Experiência 2
Formação de precipitado e analisar o deslocamento do equilíbrio de um sal mais solúvel com um sal menos solúvel.
Experiência 3
Primeiro o objetivo é conseguir uma solução com concentração muito baú de íons de bário 2+.Depois disso agente verifica a precipitação de um sal menos solúvel a partir dessa baixa concentração.
Resultados e Discussões
1.Equilíbrio em solução saturada Pôde-se observar que a solução do primeiro béquer é insaturada, pois a quantidade de cloreto de sódio adicionada ao volume de água pré-determinado foi pequena e não alcançou o limite de solubilidade do sal citado.
Com o acréscimo de ácido clorídrico concentrado à solução referida, observou-se a mesma não apresentou mudança de aspecto visível, pois o equilíbrio não foi perturbado a ponto de formar precipitado.
O segundo béquer possuía, inicialmente, uma solução saturada de cloreto de sódio, ou seja, o sal estava em seu limite de solubilidade.
Ao se adicionar ácido clorídrico