Relatório de Produto de Solubilidade Físico-Química II
Alunos: Rogério Bernardes e Thyago Tostes
Turma: MAM241
Professora: Márcia Springer
1. Resultados e Discussão
*Equilíbrio em solução saturada:
Em dois béqueres foram colocadas soluções de 20 ml de água e uma porção de cloreto de sódio (vale ressaltar que no segundo béquer foi colocado cloreto de forma que houvesse corpo de fundo). Após homogeneizar adicionaram-se 5 ml de solução de cloreto de hidrogênio concentrada a ambas as soluções. No béquer com a solução insaturada de cloreto de sódio todo o cloreto adicionado continuou em forma de solução não havendo nenhum corpo de fundo presente mesmo após adicionado o ácido. Porém, na solução onde havia pouca quantidade de precipitado esse precipitado aumentou de forma significativa devido ao cloreto adicionado se juntar com o sódio para formar mais cloreto de sódio.
NaCl + água -----> Na+ + Cl- (ambos aquosos) - Béquer 1
NaCl + água -----> Na+ + Cl- + NaCl (precipitado) - Béquer 2
*Influência da Concentração na precipitação:
Nesta segunda parte foi testado de que maneira a concentração dos componentes de uma solução podem influenciar (e influenciam) na precipitação da solução. A concentração não influencia no Kps de uma solução, porém ela altera o produto iônico (P.I.).
Em um primeiro tubo foi colocada uma solução de iodeto de potássio e nitrato de chumbo com concentrações iguais a 0,20 mol/L e 0,10 mol/L, respectivamente e estas concentrações foram submetidas a um fator de diluição de 1:2. Calculando o produto iônico dessa solução pode-se observar que este possui um valor maior que o Kps do iodeto de chumbo, portanto o esperado (e ocorrido) seria que houvesse precipitado uma vez que quando a solução apresente um produto iônico maior que o Kps dessa mesma solução isso indica que há precipitado.
A um segundo tubo, foram adicionados os mesmos reagentes do procedimento acima com as concentrações finais agora como