Ergonomia
Passamos a explanar, neste relatório a importância da Ergonomia aplicada, dando ênfase a uma visão mais ampla e generalista desta ciência, quando devidamente aplicada no setor de trabalho. Buscando a melhoria contínua do ambiente de trabalho, através da antecipação, reconhecimento, analise e iniciativas prevencionistas aplicadas neste ambiente, embasado em programas como o PPRA, disposto na NR 9, e previsto pelo decreto nº 2.657/98, trabalhando no ambiente como um todo, e não só na relação homem/máquina. Utilizando o Enfoque Ergonômico, otimizando esta relação, através de estudos de processos e atividades com a finalidade de minimizar a exigência biomecânica na execução da atividade, corrigindo posturas, movimentos, equipamentos e na eliminação de riscos ambientais.
LOCAL DA VISITA TECNICA: SPA E POLICLINICA DR. DANILO CORREA
ATIVIDADE: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PUBLICOS HOSPITALARES
END: Av. Noel Nutels, s/n, Cidade Nova I.
RESPONSÁVEL: ENFª MARIA LUCIA PRESTES – Gerente de enfermagem
SETORES ANALIZADOS
1- PORTARIAS:
Atividades: Segurança Patrimonial e Vigilância
Nº. De Funcionários: 04
Os trabalhadores deste setor têm como principal característica funcional, o tempo em que permanecem em pé, em posição neutra, que apesar de ser uma posição de pouca exigência biomecânica, dependendo do período que se fica nesta posição, o indivíduo tende a sentir desconforto na área da coluna e membros inferiores.
Este setor é composto por funcionários públicos e terceirizado. Segundo as informações obtidas durante a entrevista realizada com os funcionários, a direção da unidade não exige que os mesmos permaneçam em pé durante todo o plantão, no local existem cadeiras, ergonomicamente adequadas, a disposição, e o tempo em que à própria atividade exige que eles permaneçam em pé, é compensada em rondas periódicas (folgas), a escala de folgas é de 12hs trabalhadas por 36hs de folga, para os terceirizados, e de 12hs por 48hs de folga, para os servidores