Relatório Produto de Solubilidade
Físico Química
Relatório de aula prática de Físico-Química
Sobre Produto de Solubilidade.
Rio de Janeiro
2013
Introdução
Alguns compostos químicos são menos solúveis do que outros, nesses casos a constante do equilíbrio que ocorre possui o nome de KPS. Tomando o valor do KPS é possível descobrir se ocorre ou não a precipitação de um determinado sistema. Para isso é necessário o estudo de uma nova grandeza: O Produto iônico. Com a comparação de ambas as grandezas o resultado pode ser obtido.
No caso do íon comum a solubilidade de um sal é reduzida após a adição de outro sal que possua um íon em comum com ele.
Objetivo
Estudar como funciona o sistema do Produto de Solubilidade e o efeito que um íon comum têm sobre a solubilidade de um sal.
Procedimento Experimental
2.1 Equilíbrio em Solução Saturada
Em um béquer de 50mL, adicionamos 20 mL de agua destilada e uma pequena quantidade de NaCl. Após uma completa homogeneização, adicionamos 5 mL de HCl concentrado. Em outro béquer de 50 mL com 20 mL de água destilada, adicionamos NaCl até saturar a solução. Filtramos e em seguida foi adicionado ao filtrado 5.0 mL de HCl concentrado.
Após o preparo de cada solução, foi observado as seguintes características:
Recipiente
Observação
Solução Final
Béquer 1
Sem Precipitação
Insaturada
Béquer 2
Com Precipitação
Saturada
2.2 Influência da concentração na precipitação
Em um tubo de ensaio foi misturado 5,0 mL de Nitrato de Chumbo 0,10 mol.L-1 e 5,0 mL de Iodeto de Potássio 0,20 mol.L-1. E após agitação foi comprovado a mudança de coloração, chegando ao tom de amarelo vivo. Em seguida com o auxílio de uma pipeta, adicionamos 1,0 mL de Nitrato de Potássio a 9,0 mL de água para homogeneização. Em outro tubo foi repetido o mesmo