relatório de orgânica experimental
EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE GIRASOL
Marina Corcetti Melo
Juliana Echeveria da Silveira
Lucas Janjar
Bagé, 2013.
1. INTRODUÇÃO
Dentre as oleaginosas, a produção do girassol, está entre as maiores culturas do mundo, apresentando viabilidade técnico-ambiental na fabricação de biocombustíveis. O gênero Helianthus annus é muito plantado no mundo, apresentando bom rendimento em óleo.
O óleo de girassol destaca-se por suas excelentes características físicoquímicas, além de ser uma cultura que apresenta características desejáveis sob o ponto de vista agronômico, como ciclo curto, elevada qualidade e bom rendimento em óleo (SILVA; SANGOI, 1985), que fazem dela uma boa opção aos produtores brasileiros
A extração é um processo de separação de compostos que consistem transferir uma substanciada fase na qual se encontra (dissolvida ou em suspensão) para outra fase líquida.
Existem diferentes maneiras de se extrair óleo. As mais utilizadas em grande escala são a prensagem mecânica e a extração por solvente, sendo a extração mecânica para baixa capacidade e as extrações por solvente para elevada capacidade.
Neste contexto, no presente trabalho, será apresentado o estudo realizado para extrair o óleo vegetal da semente de girassol, através da técnica de extração sólido-líquido contínua usando um extrator Soxhlet e utilizando hexano como solvente orgânico.
2. OBJETIVOS
Os principais objetivos da prática descrita neste relatório são: realizar a extração sólido-líquido do óleo vegetal da semente de girassol, calcular o rendimento percentual, e também, analisar o índice de refração do óleo extraído e compará-los com o valor teórico descrito na literatura.
3 . EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE GIRASSOL
A extração sólido-líquido consiste em remover um ou mais componentes de uma mistura sólida (o soluto) usando-se um líquido (o solvente) que é capaz de dissolver o soluto. Durante o período de extração, ocorre a transferência de