Relatório de Química Orgânica Experimental
Instituto de Química
Relatório de Química Orgânica Experimental I
Purificação e determinação qualitativa de uma mistura de líquidos orgânico
Rio de Janeiro, 03 de junho de 2013
I. Introdução
Os processos de separação, purificação e análise qualitativa são muito importantes na química orgânica, já que estão presentes em várias áreas, como laboratórios de análises químicas, indústria química, farmacêutica, alimentícia; engenharia química, bioquímica; meio ambiente, análises forenses, etc. Este relatório apresenta os procedimentos realizados para a separação e determinação de dois compostos miscíveis em uma mistura líquida, que estão presentes numa lista de possíveis compostos, que está em anexo.
II. Matérias e Métodos
Foram realizados os seguintes experimentos com a amostra nº 08: destilação simples, destilação fracionada, ponto de ebulição e teste de solubilidade, que estão descritos abaixo.
1) Destilação simples
Materiais utilizados:
Suporte
Garras
bico de Bunsen tela de amianto pote de vidro com óleo balão de fundo redondo de 100 ml pérolas de ebulição cabeça de destilação termômetro barbante condensador mangueiras unha proveta fita veda rosca
A aparelhagem foi montada da seguinte forma:
A tela foi colocada em cima de um suporte 5 cm aproximadamente do bico de Bunsen. As pérolas de ebulição e a amostra foram colocadas dentro do balão. O termômetro foi preso com auxílio de barbante e fita veda rosca de modo que seu bulbo ficasse ao lado da abertura da cabeça de destilação como no desenho a seguir.
As mangueiras foram colocadas de modo a fazer com que o fluxo de água fosse de baixo para cima (ao contrário do fluxo do vapor condensado). Aqueceu-se o sistema em chama branda.
A temperatura foi lida quando a primeira gota de condensado saiu