relatório de química organica experimental
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSOR OSCAR
BRENA THAYS AMORIM MENEZES
MAURÍCIO FERREIRA BARBOSA
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
TESTE DE SOLUBILIDADE
BELÉM 2014
BRENA THAYS AMORIM MENEZES
MAURÍCIO FERREIRA BARBOsaRELATÓRIO EXPERIMENTAL
TESTE DE SOLUBILIDADE
O objetivo do trabalho é fazer um teste de solubilidade com algumas soluções e amostras.
Trabalho requerido pela disciplina Laboratório de Química Orgânica I, do curso de Química Licenciatura, da faculdade de Química, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do Pará, orientado pelo professor Oscar.
BELÉM
2014
OBJETIVO
Observar a solubilidade das amostras 1[aginomoto],2[coloral],3[óleo] nos solvemtes em questão através de um teste de solubilidade.
REAGENTES
Amostras: aginomoto,coloral e óleo Solventes: H2O, NaOH, NaHCO3, HCl, H2SO4.
RESUMO TEÓRICO DE SOLUBILIDADE
As forças intermoleculares são de importância primordial na explicação das solubilidades das substâncias. A dissolução de um sólido em um líquido é, em muitos aspectos, parecida com a fusão de um sólido. A estrutura cristalina ordenada do sólido é destruída e o resultado é a formação de um arranjo mais desordenado das moléculas (ou Íons) em solução.
No processo de dissolução, as moléculas também devem ser separadas uma das outras e a energia tem que ser fornecida para ambas as mudanças. A energia necessária para superar a energia de formação de rede e as atrações intermoleculares ou interiônicas é proveniente da formação de novas forças atrativas entre o soluto e o solvente.
Ex: dissolução de uma substância iônica; apenas a água e alguns outros solventes muito polares são capazes de solver compostos iônicos. Esses solventes dissovem os compostos iônicos através da hidratação ou solvatação dos íons.
A medida que os íons são libertados da superfície do cristal, as moléculas de água – em virtude de sua