Relatório de microbiologia do pescado
FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - FCA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS PESQUEIRAS – DEPESCA
Relatório de aula prática 01
Microbiologia do Pescado
Grupo: 01
Maria Glauciney
Felipe
Sabrine
Philip
André
Bruna
Manaus – Amazonas
Relatório de Aula Prática – Microbiologia do Pescado
Data: 12.04.2012
Preparação de meio de cultura para mesófilas e psicrófilas
Meios de Cultura
Os meios de cultura (preparações sólidas, líquidas ou semi-sólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos) são utilizados com a finalidade de cultivar e manter microrganismos viáveis no laboratório, sob a forma de culturas puras.
Os meios de cultura devem ter na sua composição, os nutrientes indispensáveis ao crescimento do organismo em questão, sob forma assimilável e em concentração não inibitória do crescimento. Além disso, após a sua preparação, cada meio de cultura deve ser submetido a esterilização, por forma a eliminar qualquer organismo vivo contaminante.
Por outro lado, para manter uma cultura pura, é necessário que o meio de cultura que se pretende utilizar seja mantido desprovido de qualquer organismo vivo contaminante. Para a prevenção de contaminações durante a manipulação de culturas puras recorre-se a técnicas de assepsia.
De um ponto de vista geral, os meios de cultura podem ser classificados tendo em conta o seu estado físico, a sua composição química e os objectivos funcionais a que se destinam.
A especificidade dos meios de cultura é muito importante, nomeadamente no isolamento e identificação de certos microrganismos (por exemplo, no isolamento de microrganismos do solo) ou em testes de sensibilidade a antibióticos ou na análise microbiológica de águas, de alimentos, etc.
Objetivo: Preparação de meio de cultura para mesófilas e psicrófilas.
Material utilizado: * Copo descartável; * Espátula; * Balança analítica; * Béquer; * Proveta; * Vareta de vidro; * Enlenmeyer; * Microondas; * Água