Plano de aula educação fisica
• Ampliar o repertório de brincadeiras com corda.
• Identificar a evolução das diferentes formas de brincar com a corda através dos tempos.
• Comparar as brincadeiras utilizando categorias predefinidas.
• Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.
Conteúdo
Brincadeiras de corda.
Anos
1º e 2º.
Tempo estimado
20 aulas.
Material necessário
Cordas.
Desenvolvimento
1ª ETAPA Comece com um mapeamento sobre o que as crianças conhecem de brincadeiras com corda. Quantas sabem pular? Quais as modalidades favoritas? Registre as sugestões em um painel ou cartaz, que será completado nas etapas posteriores. Em seguida, proponha que a turma experimente-as na prática.
2ª ETAPA Enriqueça o repertório sugerindo que todos perguntem aos pais e familiares quais formas de pular corda eles conhecem. Acrescente o registro no painel e promova uma nova rodada de brincadeiras.
3ª ETAPA Divida a classe em grupos de quatro ou cinco alunos para a construção de brincadeiras, que podem ser vivenciadas em seguida. O registro pode ser feito por escrito ou por meio de desenhos que expliquem como é a modalidade criada. O painel deve receber as invenções ao término dessa etapa.
4ª ETAPA Hora da categorização, um momento importante de reflexão. Retomando o painel, peça que a turma organize as brincadeiras, classificando-as por critérios específicos: número de jogadores, tipo de corda, forma de manuseio (como se bate a corda), número de cordas e origem da brincadeira (se foi sugestão deles ou dos parentes).
5ª ETAPA Compartilhe com outros grupos da escola as aprendizagens construídas durante o projeto. Uma sugestão pode ser a eleição de monitores que, no intervalo, ensinem as brincadeiras para outros colegas.
Avaliação
Avalie se todas as etapas foram cumpridas adequadamente: no mapeamento, a participação dos alunos foi interessada e respeitosa? Nas vivências, as regras das brincadeiras foram acatadas? Houve adaptações às condições do grupo