Relatório de inspeção direta
Fortaleza, 22/04/13
Inspeção direta no cajueiro
1. Introdução
É importante em toda análise de uma determinada planta, que se fique atento aos problemas que podem surgir em seu meio. É através da inspeção direta, que podemos analisar alguns defeitos, pragas ou até mesmo folhas danificadas apenas com a radiação solar. A planta em questão a ser analisada é o cajueiro, muito frequente no estado do Ceará e no nordeste em geral. O material coletado e analisado foi recolhido no Campus do Pici em Fortaleza especificamente na Universidade Federal do Ceará.
2. Desenvolvimento
Ás 10 horas da manhã no Campus do Pici em Fortaleza no dia 1 de abril, foi realizada a primeira aula prática de Entomologia, falando exatamente sobre inspeção direta, onde a olho nu, temos de analisar quaisquer que sejam os problemas ou anomalias na estrutura das folhas, do caule, galhos, etc; da planta.
Levando em consideração a planta analisada, o cajueiro, algumas amostras dessa angiosperma terão em alguns casos de ser retirados da própria planta, para a melhor análise (se estiver sem binóculo ou algum material para aumentar a qualidade da visão), foram coletados matérias do caule e folhas.
3. Resultados
No material coletado do caule do cajueiro observou-se que manchas everdeadas aparecem ao seu redor, mas que não danificam em nada seu desenvolvimento; ainda no caule encontrou-se uma grande quantidade de cupins, o que possivelmente poderá afetar sua estrutura e atrapalhar seu desenvolvimento.
Algumas folhas foram encontradas rasgadas pela metade, característica ação do gafanhoto, outras atacadas por fungos, mas a maioria delas analisadas tinham sido danificadas pelas radiações solares, já que o clima naquele período estava desértico. Constatou-se essa afirmação pela coloração da folhagem que estava meio amarelada ou